sexta-feira, 17 de maio de 2013

#Notícia


Pesquisa mapeia espécies mais ameaçadas e distintas

Um grupo de pesquisadores ligados à Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) mapeou as espécies de mamíferos e anfíbios mais distintas e ameaçadas do mundo.

O projeto EDGE (sigla em inglês para Evolucionariamente Distinto e Globalmente ameaçado) foi desenvolvido pela ZSL para indicar as espécies que não somente estão sob ameaça de extinção quanto são biologicamente distintas.
Os cientistas prepararam um ranking baseado nessas duas variáveis. Segundo os pesquisadores, quanto mais alto a posição da espécie no ranking, maior seria a perda gerada por sua extinção em termos de história evolutiva.

O projeto também colocou em um mapa a localização dessas espécies ameaçadas. O mapa preparado pelo estudo chama a atenção para o fato de que somente uma fração das áreas identificadas como críticas para a proteção dessas espécies são protegidas.

Entre as centenas de espécies indicadas pelo projeto estão 26 mamíferos e 14 anfíbios encontrados no Brasil.

Os mamíferos brasileiros com as posições mais altas no ranking do projeto EDGE são o bicho-preguiça de coleira (Bradypus torquatus), na 61ª posição do ranking, o preá Cavia intermedia (Cavia intermedia), na 68ª, e o peixe-boi-marinho (Trichechus inunguis), na 70ª.

Entre os anfíbios, a rã do rio Mutum (Dasypops schirchi) é a espécie brasileira com posição mais alta no ranking (145ª).

O ranking traz três espécies de équidnas (animal coberto de espinhos e com características de répteis, aves e mamíferos) empatadas na primeira posição do ranking: a équidna-de-barton (Zaglossus bartoni), a équidna-de-attenborough (Zaglossus bruijnii), e a équidna-de-bico-longo (Zaglossus bruijnii), todas encontradas na ilha de Nova Guiné, dividida entre a Indonésia e Papua Nova Guiné.
Leia mais em : http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130516_especies_mapa_zsl_rw.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário