segunda-feira, 14 de março de 2011

|||Adolfo Maia: Educação sem PREconceitos!|||


Todos os dias, alunos e alunas do mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

O que queremos?

Refletir sobre o fenômeno bullying que afeta cada vez mais o bem-estar no ambiente escolar, considerando suas facetas e consequências (psicológicas, pedagógicas ou jurídicas). A equipe de profissionais do Adolfo Maia quer sensibilizar alunos, educadores, famílias, profissionais das diversas áreas do conhecimento e sociedade em geral para  a importância de um trabalho educativo (preventivo), capaz de inibir e evitar ações de violência, seja na escola, na rua, em casa ou por meio virtual, despertando nas pessoas o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente a viver num ambiente familiar, escolar e comunitário de respeito às diferenças individuais, onde se exercite a tolerância como via capaz de formar cidadãos conscientes e participantes ativos da construção de uma cultura de paz.

O que é bullying?

Bullying é uma palavra de origem inglesa, que não tem uma tradução em português, utilizada em muitos países para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, sem motivação evidente, praticados por uma ou mais pessoas contra outra(s), causando dor e angústia, dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima.

Se pudesse ser traduzido, seria algo como intimidação, desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e coloca-la sob tensão. É um problema mundial, presente em todas as escolas e espaços comunitários, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição ou local de convivência social, caracterizando-se como uma prática de exclusão que de manifesta por atitudes agressivas e antissociais, cuja falta de entendimento e atendimento adequado resultará em sérios traumas para a vítima.

Quase desconhecido pela comunidade jurídica e equipes de atendimento, o bullying (violência que afronta à dignidade da pessoa humana, produzindo vítimas e agressores, culpados e inocentes) começa a ganhar espaço em estudos e pesquisas desenvolvidos por especialistas, pedagogos e psicólogos que lidam com a educação.

Parceria

A Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia também levanta a bandeira na luta contra o bullying! Em 2011 abordaremos a questão do bullying a partir do trabalho com os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacional. Nossa equipe de professores já está encaminhando suas ações através de projetos multidisciplinares!

A priori contamos com o apoio do Projeto Aprender em Paz – Educação para a Prevenção a Violências na Escola, como parte do programa Educação para promoção do reconhecimento da diversidade Sexual e enfrentamento ao sexismo e a homofobia. O referido projeto envolve 43 profissionais e educadores do Centro de Educação e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paráiba com atuação em todas as escolas da rede pública do Estado da Paraíba.
 
Uma das metas do Projeto Aprender em PAZ é a produção de um vídeo educativo intitulado Escola sem PREconceitos, tendo como consultor/diretor o Prof. PhD. Pedro Nunes. A obra audiovisual, que conta com apoio/aprovação do MEC, terá 5.000 (cinco mil) cópias que serão distribuídas diretamente com as escolas da rede pública. O Adolfo Maia será um das escolas-piloto desse projeto!


Ações

Inicialmente, como metodologia de trabalho, teremos o lançamento oficial do tema geral da Escola Adolfo Maia em 2011: Educação sem PREconceitos! Dentro da programação está prevista a primeira intervenção da Equipe de Produção do Vídeo Escola sem PREconceitos / Projeto Aprender em Paz, sob a direção do Prof. PhD. Pedro Nunes, com equipe de alunos estagiários do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba.


Durante todo o ano letivo também estão previstas outras atividades com a temática Educação sem PREconceitos, como concursos de redação, mostras de filmes e vídeos educativos, exposições, palestras, debates e seminários! Participe!

Prof. Ana Rita Gomes de Brito
Prof. Elton Bruno Pinheiro
Gestores da Escola Adolfo Maia


|||Adolfo Maia: Escola de Amigos!|||
|||Educação sem PREconceitos!|||

Um comentário: