terça-feira, 8 de março de 2011

|BREVE MANUAL D@ ALUN@!|

Caros alunos e alunas, nesse breve manual estão as informações sobre a estrutura e funcionamento das normas e procedimentos referentes à sua vida escolar. Esperamos que com regras e informações claras, você possa se organizar para cumprir de maneira satisfatória seus compromissos. A partir de agora, estabeleça suas metas e acredite na sua capacidade de atingi-las. Sucesso!

Profª. Ana Rita Gomes de Brito
Profº. Elton Bruno Barbosa Pinheiro
Gestores da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia
Escola de Amigos! ||| Educação sem PREconceitos!


1. Entrada de Alunos
Para a primeira aula do período da manhã não será permitido ao aluno entrar em sala de aula após as 7h05min, devendo aguardar no pátio ou na biblioteca o início da aula seguinte. O mesmo ocorrerá na primeira aula do período da tarde após as 13h05min; e à noite, após as 19h10 (os alunos da noite que necessitarem chegar após o horário estabelecido deverão apresentar declaração do trabalho na secretaria da escola e receber carteira de autorização de entrada em horário diferenciado).
Obs.: O aluno(a), uma vez no recinto de espera, não poderá sair do ambiente escolar para compras, passeios, etc. O inspetor tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos(as) e/ou impedindo a sua saída.

2. Fardamento
O fardamento completo será obrigatório em todos os turnos (manhã, tarde e noite) observando-se o seguinte: camisa do município e/ou camisa padronizada pela escola; calça jeans ou saia jeans abaixo do joelho; calça “capri” abaixo do joelho.

3. Saída de Alunos
O aluno deve permanecer na escola durante todo o período das aulas. Caso tenha necessidade de se ausentar antes do horário previsto para o encerramento das atividades, poderá fazê-lo com a presença dos pais/responsáveis, ou com solicitação, por telefone ou por escrito, do responsável. O aluno deverá passar pela Gestora, Gestor Adjunto ou Coordenadora para autorização e o devido encaminhamento.

4. Dispensa de Alunos
Todos os pedidos de dispensa, comunicações aos professores e coordenação, etc., deverão ser feitos através dos responsáveis pelo aluno do ensino regular (manhã e tarde). No caso dos alunos da noite, esses pedidos podem ser feitos por escrito ou por telefone pelo próprio aluno.

5. Movimentação de Alunos
A movimentação das turmas durante as aulas, nas entradas e saídas para o intervalo, deve ser feita de forma tranquila, respeitosa, sem correria, para não prejudicar o andamento das demais atividades. O sinal no intervalo das aulas é para troca de professores, nesse caso, o aluno deverá permanecer em sala, no devido lugar, preparando-se para a próxima aula.

6. Excursões/Festas
Nenhuma excursão ou festa envolvendo alunos poderá acontecer sem prévio conhecimento e autorização por escrito da Direção Escolar e conhecimento dos pais.

7. Objetos Perdidos
Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na Secretaria ou Direção. Recomenda-se que o(a) aluno(a) não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo, tais como: celular, relógio, máquina fotográfica, dinheiro, etc. A escola não responde pela perda de materiais.

8. Uso do celular e outros aparelhos eletrônicos
Conforme a lei nº 8.949, publicada no Diário do Oficial do Estado, em 05 de novembro de 2009, não é permitida a utilização de telefones celulares em sala de aula.  Também não será permitida a utilização de outros aparelhos eletrônicos como MP3, iPods e vídeo games, por exemplo. O uso dos celulares estará liberado durante os intervalos, no entanto, recomenda-se não trazê-lo para escola, visando um melhor êxito no processo de ensino-aprendizagem. O aluno que fizer uso do celular ou de outro aparelho eletrônico em sala de aula será suspenso das suas atividades escolares. (Os casos especiais serão avaliados pela Direção da Escola).

9. Conservação
As salas de aula, banheiros, corredores, mesas da biblioteca, pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos.
Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo ou chicletes, etc.), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma. “A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela... Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”.

10. Exercícios Escolares
O aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A execução de tais atividades será cobrada sistematicamente pelos professores. Caso o aluno não realize os exercícios propostos, terá seu processo de avaliação contínua afetado. (No caso dos alunos do ensino regular  que não realizarem constantemente as atividades, os seus respectivos responsáveis serão convidados a comparecer à escola).
Lembre-se: “O aluno que faz suas tarefas participa mais, vibra mais, questiona mais e consequentemente, conquista sua independência, seus direitos, sua liberdade...”.

11. Doença
Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, notificar à coordenação ou a Direção para que entrem em contato com os professores para encaminhamentos pedagógicos. Caso o aluno apresente qualquer problema de saúde durante as aulas, a Escola entrará em contato com a família.

12. Segunda chamada para avaliações
a) por razões de luto, no prazo previsto em lei;
b) por motivo de convocação oficial;
c) quando em atividades militares e no exercício efetivo de plantões;
d) quando afastado das atividades escolares por recomendação médica e atestado;
e) quando doente ou com impedimento de locomoção física;
f) quando em atividades promovidas pelo Colégio;

13. Outras Orientações

a) O aluno que for colocado para fora da sala de aula deverá se apresentar a coordenação ou direção, juntamente com o inspetor, e será encaminhado para casa com notificação por escrito para os pais.
b) Após a entrada do professor em sala, não será permitida a entrada de nenhum na mesma.
c) O aluno só poderá ausentar-se da sala de aula com autorização do professor e/ou coordenador.
d) Em qualquer horário não é permitida a entrada de alunos na escola usando short, bermuda, camiseta regata e minissaia.
e) Não é permitido fazer atividade de outras disciplinas durante a aula.
f) É proibido fumar na escola.
g) O aluno deverá procurar a coordenação/supervisão/direção, sempre que se fizer necessário, para a resolução de algum problema.

|||Adolfo Maia: Escola de Amigos!|||
|||Educação sem PREconceitos!|||

Um comentário:

  1. http://img269.imageshack.us/img269/6308/verielyb.jpg olhe ae a veryely.b e santa kkkk nunca saberao que enviou isso foi un aluno da manhan By;RoCkEr(atom)

    ResponderExcluir